sábado, 17 de abril de 2010

O Momento Certo.

Já faz tempo, mas ainda consigo me lembrar do tempo em que eu não tinha preocupações de adulto. Do tempo em que o que eu precisava para ser feliz era tirar boas notas no colégio e ir ver um bom filme no cinema no fim de semana. Do tempo em que as pessoas mais próximas da minha família ainda eram novas e não estavam internadas em hospitais, com dias contados para morrer. Ainda me lembro de não ser questionada o tempo todo sobre o meu salário, de não exigirem que eu utilizasse meus conhecimentos para ganhar dinheiro, e quando as pessoas não me perguntavam quanto tempo faltava pra eu me casar.

Me lembro de não ter que administrar brigas de família, de não precisar falar grosso com meus pais, pois eles é que falavam grosso comigo. Ainda lembro de não poder opinar nas coisas que não aconteciam. E posso dizer que preferia assim.

Mas as coisas mudam. A vida continua e, querendo nós, ou não, amadurecemos. Somos invadidos por preocupações, noites em claro pensando no futuro, e passamos, nós mesmo, a nos questionar por que não ganhamos dinheiro suficiente para comprar um apartamento. As pessoas mais velhas próximas a nós começam a morrer, nossos amigos começam a casar, ter filhos, viramos tios, tias. Nós mesmos começamos a pensar em casar. Começamos a dar broncas nos nossos próprios pais e nos damos conta, no final, que não somos muito diferente deles.



Mesmo lembrando disso tudo e analisando a vida adulta, não consigo decidir em que época é melhor viver. Conheço pessoas, aquelas saudosistas, que me diriam que a infância é o melhor da vida. Outros diriam que "o agora" é o melhor momento. Mas eu? Eu gostaria de ser adulta, mas que todas as pessoas parassem de envelhecer aos cinquenta, que vivêssemos num país em que dinheiro fosse a coisa menos importante, que todos encontrassem o amor da sua vida e que pudessem viver o resto da vida em plena tranquilidade,  que todos os talentos das pessoas fossem aproveitados e que a arte fosse uma das coisas mais importantes do mundo. É nesse momento da vida que eu quero viver.

*Foto de Gustavo Nasr, do filme em curta metragem "Embora", atriz: eu 

4 comentários:

  1. "É nesse momento da vida que eu quero viver."

    Lindo Náshara! ♥

    ResponderExcluir
  2. tbem quero viver nesse mesmo momento da vida que vc quer... posso ?

    ResponderExcluir
  3. independente de dinheiro, responsabilidade, ou o que for, hoje, se você quiser tomar sorvete no café-da-manhã, você pode!

    ResponderExcluir