domingo, 10 de maio de 2009

Qualquer forma de amor é válida



O preconceito está embutido em nós, me choca como ainda hoje as pessoas possuem tanta falta de clareza quanto à inexistência de certo e errado, como neste mundo contemporâneo as coisas são relativas e nada pode, ou deve, ser julgado.

Me aterrorizei um dia desses, numa conversa com amigos sobre homossexualismo, onde falávamos sobre duas amigas que eram casadas, com o discurso de um deles que dizia, “elas são lésbicas, mas são decentes, são pessoas direitas, íntegras”. Como? Quer dizer então que só por terem uma opção sexual dita “diferente do normal” a pessoa não é íntegra ou decente? Nunca ouvi ninguém comentando “o João é casado com a Maria, mas é uma pessoa decente”, “ele é hétero, mas é íntegro”.

O que é normal?

Isso me faz lembrar uma peça que assisti que falava sobre Aids, em que tinha uma passagem que o sobrinho do personagem gay (e aidético) dizia ao tio que continuava gostando dele mesmo assim. Você diria a uma pessoa com câncer, eu continuo gostando de você mesmo assim? Ou à um tuberculoso? À um viciado? E à um “viado”?

As pessoas acham um absurdo ver duas pessoas do mesmo sexo andando de mãos dadas no meio da rua, mas acham natural cenas de sexo em novelas de televisão, passando às 7 horas da noite.

O que há de errado em amar? Qualquer forma de amor é válida, a vida é feita de paixões. Porque não admitir que dois homens (ou duas mulheres), possuam se amar?

Talvez eu esteja sendo moralista no meu discurso, mas é exatamente essa a intenção. Falo como uma pessoa que aos olhos dos outros é normal, por até hoje só ter se apaixonado por pessoas do sexo oposto. Mas no entanto, não me sinto nem um pouco normal, o normal, se é que podemos considerar essa opção, é estar ao lado de quem se ama, sendo este homem ou mulher.

2 comentários:

  1. problemão isso. é, a coersão social, que durkheim falava tanto, manda.

    ResponderExcluir
  2. Ñ SEI NENHUMA FORMA DE AMAR POIS Ñ SEI SE AMO OU SE APENAS GOSTO OU SE APENAS CURTO CADA MOMENTO POIS NUNCA SOUBE O QUE É O AMOR

    ResponderExcluir